Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Prefeito reeleito de Jequié com a maior votação percentual do país, Zé Cocá (PP) estuda retomar para o grupo político que governa o estado, após mais de dois anos rompido. A informação foi obtida pelo Política ao Vivo. O pepista estaria de olho em um espaço na majoritária.
Cocá, que tem sido cotado para a chapa da oposição, que deve ser encabeçada novamente por ACM Neto (União Basil), estaria “doido”, nas palavras de uma fonte ligada ao gestor, para voltar ao grupo e se reaproximar do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que apoiou sua eleição em 2020. A briga entre os dois foi marcada por ataques pessoais das duas partes.
A mágoa de Rui, que se sente traído, seria o empecilho para o retorno do prefeito para a base. A votação obtida pelo prefeito, no entanto, lhe credencia para negociar com os dois lados.
Zé Cocá apoiou ACM Neto em 2022, mas estaria arrependido do movimento, já que desde então não recebeu sequer uma ligação do ex-prefeito de Salvador. Neto também sequer esteve no município para ajudar a campanha do aliado.
O PP caminha para voltar para a base política de Jerônimo, movimento iniciado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Prefeitos eleitos e reeleitos pelo partido também já estão ao lado do líder petista.