Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição este ano, carimbou 42,4% das emendas do relator para a região Nordeste. As informações são da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, com base nos dados compilados pelo cientista político Bruno Carazza.
De acordo com a publicação, o valor foi dedicado ao Nordeste desde 2020, quando o orçamento secreto foi criado. Ao todo, foram 6.922 pedidos de emendas atendidos. A distribuição da verba é feita pelo o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI). Os dois, que são filiados ao PP, comandam o Centrão e estão entre os principais estrategistas de Bolsonaro.
Segundo Carazza, o objetivo de Bolsonaro é resgatar o eleitor de 2018 que se afastou do presidente e minar as bases de Lula no Nordeste e também no Norte, estados onde o Centrão historicamente tem muita força.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o Nordeste conta com 40,2 milhões dos eleitores aptos a votar. O número representa 26,8% do eleitorado brasileiro. A região fica atrás somente do Sudeste, com 63,7 milhões.
Atualmente, Lula lidera as pesquisas de intenção de voto com folga no Nordeste. Segundo um levantamento feito pelo Datafolha e divulgado no final de março, o petista conta com 43% contra 26% de Jair Bolsonaro.