Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O debate realizado pela TV Bahia entre os candidatos ao governo do estado, na noite desta terça-feira (27), foi o último antes das eleições, agendada para ocorrer neste domingo (2). O embate foi marcado a ataque a ACM Neto pela polêmica de sua autodeclaração de pardo no registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O candidato bolsonarista, João Roma (PL), disse que a ACM Neto que “em 20 anos eu não sabia que você é negão”. Já Kleber Rosa (PSOL) pediu que o assunto fosse tratado com seriedade, e confrontou ACM Neto.
“O senhor não tem constrangimento de sua declaração (de pardo) ter virado piada nacional? Você devia ter dignidade para assumir que errou e corrigir (sua auto declaração racial no TSE), como fez sua vice, Ana Coelho. A população baiana é 80% negra. ACM Neto não sabe o que é, do ponto de vista social, ser negro. Querer colocar a culpa no IBGE é mais um ato vergonhoso e lamentável de um candidato que ainda pretende governar o nosso estado”, disse.
O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, voltou a dizer que o ex-prefeito de Salvador tenta “tirar proveito” se declarando pardo.
Em sua defesa, ACM Neto reafirmou que sua raça parda foi definida pelo Instituto de Identificação Pedro Melo, órgão emissor de sua carteira de identidade. O ex-prefeito disse ainda que seus adversários “combinaram” para não lhe fazer perguntas no debate. “Eles queriam debate, mas ninguém pergunta pra mim. Até o candidato Jerônimo, que me desafiou… Estamos aqui agora.”