Foto: Valter Pontes / Prefeitura

O Democratas decidiu punir os deputados que votaram contra o aumento do fundo eleitoral nas eleições deste ano. Segundo o jornal O Globo, esses parlamentares não terão direito a uma cota de indicação no fundo para seus candidatos no pleito municipal, como os demais.

A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do partido, que tem o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como presidente.

Zacharias Calil, Alan Rick, José Mario Schreiner, Kim Kataguiri, Luis Miranda, Norma Ayub e Pedro Lupion foram os deputados favoráveis à diminuição do fundo de R$ 2 bilhões para R$ 1,3 bilhões em votação em dezembro do ano passado. Eles não poderão indicar valores para seus candidatos a prefeito.



Em nota, o Democratas “esclarece que vai aplicar os recursos do Fundo Eleitoral (FEFC) em candidaturas de todo o país, priorizando, na linha do que unanimemente foi decidido pela direção nacional, as campanhas majoritárias e o planejamento estratégico da legenda”.

“Informa, ainda, que os recursos do FEFC serão aplicados de acordo com viabilidade eleitoral de cada candidatura, aferida, em cada caso, pelos órgãos partidários regionais e nacional”, completa.





Deixe sua opinião