Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Um dos principais nomes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) lidera um movimento de articulação do bloco para tentar novamente abrir uma CPI dos Respiradores na Casa. A informação é do jornal Correio, na coluna Satélite.
O cenário, no entanto, é mais favorável. Segundo a publicação, as lideranças do grupo tentarão, inicialmente, garantir a adesão dos 18 deputados da bancada ao pedido de instalação da Comissão, nos próximos dias. A oposição ainda espera contar com o apoio dos dois deputados dissidentes, Robinho (PP) e Samuel Jr. (PDT). O próximo passo seria conseguir a assinatura de pelo menos um deputado da base governista, o que garantiria a abertura da CPI, diante das 21 assinaturas exigidas pelo regimento.
A compra fracassada dos respiradores se tornou centro das discussões durante a pandemia da Covid-19. O Consórcio Nordeste, formado por todos os os estados da região, fez uma compra conjunta de 300 aparelhos, usados para o tratamento da doença, com a Hempcare, pelo valor de R$ 48,7 milhões, mas os respiradores não foram entregues e o dinheiro não foi devolvido. A negociação foi feita pelo então secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, que pediu demissão após o escândalo. Na época, o bloco era presidido pelo governador Rui Costa.