Foto: Manu Dias/GovBA

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) falou, durante sessão plenária da última terça-feira (2), que o governador Rui Costa (PT) havia liberado o uso de medicamentos utilizados no chamado “tratamento precoce” para o novo coronavírus.



Segundo Otoni, o secretário estadual Fábio Vilas-Boas admitiu, por meio de vídeo, que os medicamentos hidroxicloroquina, azitromocina e ivermectina, defendidos por simpatizantes do presidente, e pelo próprio Jair Bolsonaro, são eficazes para o tratamento da doença, o que já foi desmentido por autoridades de saúde em todo o mundo.

“Rui Costa, governador da Bahia, finalmente admite: existe tratamento precoce contra a Covid, e liberou agora para o povo baiano hidroxicloroquina, azitromocina e ivermectina. E ontem o secretário dele foi a público, engolindo saliva, sem graça, sem saber como se comportar, porque mentiram muito para o povo brasileiro”, disse o deputado.

A informação do deputado, no entanto, é falsa, uma vez que o vídeo de Vilas-Boas que ele se refere é 8 de abril de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus, quando ainda não havia confirmação sobre a eficácia do remédio, hoje já descartada. Além disso, apesar de permitir o uso do medicamento na época, a Sesab recomendava que a hidroxicloroquina não fosse usada.





Deixe sua opinião