Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Marcello Camargo / Agência Brasil
O deputado federal Jorge Solla (PT) pediu, nesta quarta-feira (3), que a Procuradoria-Geral da República investigue o uso indevido de aviões da Força Aérea do Brasil pelo presidente Jair Bolsonaro e os ministros Marcelo Queiroga, sa Saúde, e Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos.
No pedido, o parlamentar denuncia que os citados estão utilizando do benefício para dar caronas a parentes, lideranças religiosas e representantes de empresas privadas. Solla enquadra a ação como crime de improbidade administrativa e quebra no Decreto Federal nº 10.267/2020, que permite que embarquem nas aeronaves apenas as autoridades com “estrita ligação com a agenda a ser cumprida, exceto nos casos de emergência médica ou de segurança”.
“Não há razão, motivo ou circunstância que autorizem comportamento temerário e irresponsável dessa maneira. (…) As atitudes tomadas são eivadas de pessoalidade, ilegalidade, improbidade e contrários ao interesse público primário”, escreveu o parlamentar petista.