Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O deputado federal Evair de Melo (PP-MG) apresentou à Mesa Diretora da CPI do MST o pedido de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), para comparecer ao colegiado. O parlamentar quer que o baiano explique as ações do Movimento Sem Terra.
Rui, que chegou a ser acusado de ‘barrar’ a presença do MST em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Salvador, se tornou alvo de dois requerimentos do deputado: o primeiro para esclarecer a reintegração de posse de terras ocupados no atual governo, e o segundo para falar sobre as ações do povo sem terra na Bahia.
A deputada Sâmia Bonfim (Psol) também tenta levantou a convocação de Rui para a CPI. A postura de Sâmia não foi vista com bons olhos pelos petistas, que acusam a parlamentar de descumprir um acordo.
A CPI busca investigar as invasões recentes promovidas pelo MST, que passaram a ocorrer com maior frequência com o chamado ‘Abril Vermelho’. Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) tentou instalar uma comissão parecida, mas sem sucesso.