Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Parlamentares vêm se movimentando para que seja aberta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se houve “conflitos de interesse” do ex-juiz e pré-candidato à presidência, Sergio Moro (Podemos), na empresa Alvarez & Marsal. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) vai iniciar a coleta de assinaturas na Câmara para a abertura da CPI. Ao todo, é preciso ter 171 para a abertura da comissão. Pelos cálculos do petista, a esquerda conta com 140 apoios, faltando aproximadamente 30 para que fosse adiante.
Ainda segundo a coluna, a CPI terá como base os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), que chama a atenção para a atuação de Moro como juiz durante a Lava-Jato. Os documentos apontam para uma fragilização econômica de empreiteiras investigadas pela operação, que, em seguida, tiveram como responsável pela recuperação judicial a Alvarez & Marsal, onde ele atuou após deixar a magistratura.