A derrota do PT em Feira de Santana e Vitória da Conquista, cidades em que o partido disputam o segundo turno na Bahia, pode acabar de vez com o sonho do governador Rui Costa de ser o candidato do partido a presidente, em 2022.
Isso porque Rui não conseguiu transformar sua popularidade ainda alta na Bahia em votos para candidatos do seu partido. Nos 417 municípios baianos, o PT só fez 32 prefeitos – a maior cidade foi Lauro de Freitas. Para comparação, o DEM tem 4 prefeitos nas 11 maiores cidades da Bahia; o PT, somente 1.
Se perder em Feira e Conquista para aliados de ACM Neto, Rui passará para a cúpula nacional do PT a mensagem de que não conseguiu ter habilidade política suficiente para colocar o partido com um bom desempenho em solo baiano.
Somado a isso há a aposta em Major Denice, em Salvador, que teve menos de 20% dos votos e não contou com a presença do governador no reconhecimento de derrota. Pelo contrário, Rui quebrou o silêncio sobre o assunto somente na noite desta segunda-feira, quase 24 horas depois do resultado da eleição se tornar público.