Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A declaração dada pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), de que ACM Neto (UB) sequer o ligou para agradecer pelo apoio dado nas eleições de 2022 surpreendeu parte do mundo político.
Isso porque, apesar de ser pública a informação de que muitos prefeitos não receberam um “muito obrigado” de Neto, nenhum deles tinha externado isso para a imprensa.
Consultados pelo Política ao Vivo na tarde desta segunda-feira (21), dois aliados de Neto disseram que o resultado eleitoral que o ex-prefeito de Salvador teve em Jequié pode ser um dos motivos dele não ter feito qualquer ligação a Zé Cocá. Além do fato de Neto não ser muito adepto a grupo.
No primeiro turno, Jerônimo Rodrigues venceu em Jequié com 48,83% dos votos (41.765 votos), enquanto neto teve 37,54% (32.105 votos). No segundo turno, ACM Neto perdeu novamente, com a preferência somente de 48,59% dos eleitores (43.614 votos). Enquanto isso, Jerônimo teve 51,41% dos votos (46.153 votos).
Fato parecido aconteceu em Mata de São João, quando ACM Neto teve uma grande derrota na cidade mesmo ela sendo governada por João Gualberto (PSDB), aliado de primeira hora de Neto.
Ainda em 2022, pessoas próximas a Neto disseram ao Política ao Vivo que existia uma dúvida se Gualberto teria se dedicado o máximo possível na campanha após ter sido preterido da chapa majoritária – ele queria ser o candidato ao Senado ou vice.
No primeiro turno da eleição, Jerônimo venceu em Mata de São João com quase 4 mil votos de diferença. No segundo turno, quando Neto venceu nas maiores e mais importantes cidades da Bahia, ele novamente foi derrotado no município governado por Gualberto: Jerônimo teve 54% dos votos na cidade.