Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil bateu recorde durante o terceiro trimestre e alcançou 14,4%. Ao todo, são 13,8 milhões de pessoas que estão sem emprego no Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-Covid), do IBGE. Ainda segundo o levantamento, é a maior taxa registrada desde o início da série histórica, em 2012.



A população sem emprego vem crescendo desde antes do início da pandemia da covid-19, em março. Em maio deste ano, eram 12,7 milhões de desempregados. No mesmo mês do ano passado, eram 12, 6 milhões.

Os setores que mais fecharam vagas de trabalho foram os de alojamento e alimentação (15,1%, ou 661 mil pessoas a menos), transporte (11,1%, ou menos 507 mil empregados) e outros serviços (11,6%, ou 510 mil vagas).

Também houve recorde dos “desalentados”, grupo que está desempregado, mas não procura emprego. No fim do terceiro trimestre, em agosto, eram 5,9 milhões de pessoas. Segundo O IBGE, em maio deste ano eram 5,5 milhões. Em agosto do ano passado, eram 4,8 milhões de pessoas nessa situação.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.