O novo diretor da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, estabeleceu como uma das prioridades para agosto deste ano a convocação de policiais federais cedidos aos estados, inclusive os secretários estaduais. A informação é do Blog do Seixas.
A medida teria impacto imediato na Bahia, cujo secretário de Segurança Pública é Maurício Barbosa, delegado da PF. A convocação do efetivo da Polícia Federal cedido a outros órgãos e instituições se daria por causa da carência de servidores em diferentes regiões do país.
Segundo a publicação, os federais convocados devem ser lotados em estados como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Roraima e Pará, ou seja, regiões que mais carecem de efetivo, principalmente no combate ao narcotráfico.
No ano passado, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal pediram, sem sucesso, ao governo federal a realização de concurso para preenchimento de quase 8 mil vagas. Já em janeiro deste ano, o ex-diretor da PF, Maurício Valeixo, chegou a pedir ao então ministro da Justiça, Sergio Moro, que determinasse o retorno dos 191 servidores cedidos a outros órgãos.