Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Ainda distante, a eleição presidencial de 2026 já tem sido responsável por um racha interno no União Brasil. A crise tem atingido especialmente o diretório baiano da sigla, hoje dividido entre Elmar Nascimento e ACM Neto.



Enquanto Neto e o prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis, defendem a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao Palácio do Planalto, como estratégia para fortalecer o partido, Elmar Nascimento e seus aliados acreditam que o melhor, neste momento, seria manter a aliança nacional com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Elmar, que chegou a ser o principal nome na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, avançou na ideia de apoiar Lula ao declarar que seria uma “traição” não caminhar ao lado do petista.

Em conversas com o Política ao Vivo, membros do União Brasil afirmam que Neto precisa da candidatura de Caiado para ter um presidenciável para polarizar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que terá o presidente Lula como principal cabo eleitoral. Na avaliação de um deles, essa seria a chance de corrigir o erro de 2022, quando o ex-prefeito de Salvador preferiu fugir da nacionalização da eleição.

Já os nomes mais próximos de Elmar acreditam que o ideal é o União Brasil, hoje com três ministérios, deve caminhar com Lula e integrar a coligação presidencial. Assim, a legenda manteria os cargos robustos obtidos no governo.



Deixe sua opinião