Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Agência Câmara
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) disparou contra o governo federal após o anuncio do bloqueio de R$ 61 milhões do orçamento de seis universidades federais e dois institutos federais da Bahia.
Em entrevista à rádio Nova Brasil FM, a parlamentar disse que “a Educação e a Cultura foram escolhidas como as inimigas número 1 deste governo”. Ela ainda alertou para a gestão do país, que já está no 5º ministro da Educação.
“Você cortar 3,2 bilhões, equivalente a 14,5% dos recursos das instituições, só vai ter dinheiro para pagar, luz, telefone e água. Terceirizados em parte porque já há atrasos nas instituições. Impactaria enormemente as universidades. Já na sexta-feira diante do alarido que foi realizado com essa notícia, eles diminuíram 1,6 bilhões. É um governo que solta a balão de ensaio e reduz pela metade para que você se sinta menos atingido”, afirma.
Uma parte significativa do recurso seria utilizada na manutenção das estruturas, auxílio aos estudantes e pagamentos de serviços, como água, luz e limpeza. Após o bloqueio, representantes de algumas instituições afirmam que não conseguem manter as aulas até o final do ano.