Para o governador Rui Costa, a eleição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) continua sendo a pedra no sapato que se não for resolvida pode causar um racha na base do governo. E, em mais um de seus esforços para solucionar a situação, o governador convovou o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) para uma reunião de emergência na tarde desta segunda-feira (11).
A pauta da reunião é justamente a candidatura do deputado à presidência da Alba. A informação é do Bahia Notícias.
A reunião é mais uma das que o governador planejou nos seus últimos dias para resolver o imbróglio. No último sábado (9), Rui esteve com dirigentes do PSB, PCdoB e PSD, já no domingo (10) foi o dia de se reunir com nomes do PP, como o vice-governador João Leão.
O imbróglio é motivado por uma acordo feito entre PP e PSD com aval do governador. Segundo o acordado, no biênio 2019/2020 a Alba seria comandada pelo PP – o que foi feito por Nelson Leal -, e em 2021/2022, o presidente seria um nome do PSD, Adolfo Menezes. Nelson Leal, no entanto, passou a articular sua reelieção, descumprindo o acordo e gerando insatisfações no PSD.
A reeleição de Nelson Leal não foi possível, mas outro nome da sigla entrou na disputa, Niltinho. Agora Rui se vê tendo que negociar para conseguir um único nome para o pleito e manter a base unida.