Nas eleições deste ano, a Bahia é o sétimo estado com maior número de parlamentares dispuntando as pleitos municipais. Com 10 candidatos, o estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro, que lidera a lista com 24, Minas Gerais (13), Maranhão (12), Ceará, Goiás e Paraná, com 11 nomes cada um. A Bahia está a frente de São Paulo (9) e Espírito Santo (8). Os dados foram divulgados pela Agência Fiquem Sabendo usando números do repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Bahia não apresentou variação entre as duas últimas eleições municipais. Tanto em 2016 quanto em 2020, as candidaturas em todo o estado contaram com 10 deputados. Salvador concentra dois deputados estaduais: Olívia Santana (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol), que precisaram se licenciar dos cargos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para a disputa eleitoral. Além do deputador federal Pastor Sargento Isidório (Avante). Todos candidatos à prefeitura de Salvador.
O número é o mesmo registrado em Feira de Santana, que também conta com três parlamentares: Dayane Pimentel (PSL), Zé Neto (PT) e José de Arimateia (PRB). Em Porto Seguro, Uldurico Júnior (PROS) e Jânio Natal (PL) estão na disputa. Lauro de Freitas conta com a deputada Mirela Macedo (PSD) e Serrinha, com Osni (PT).
No Brasil, são 181 deputados estaduais e federais e dois senadores concorrendo a pleitos municipais esse ano. O número é 20,4% menor do registrado nas eleições de 2016, quando 230 parlamentares concorriam aos cargos de prefeito e vice-prefeito.