Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) terminaram na última segunda-feira (12) de julgar o registro das candidaturas para as eleições deste ano.
De acordo com dados obtidos no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE, na Bahia dos 1719 pedidos feitos, 130 foram rejeitados por alguma irregularidade. Desse total, 83 foram para postulantes ao cargo de deputado federal e 47 de candidatos a deputado estadual.
Além disso, também houve os indeferimentos de Roque Vieira Júnior (PCO), candidato a vice-governador na chapa de Marcelo Millet (PCO), e Cícero Araújo, postulante ao Senado pela mesma legenda.
Ainda segundo o portal do TSE, o PROS foi o partido com o maior número de candidaturas indeferidas, com 61 registros. Em seguida, aparece o PMB com 12 vetos; o Patriota, com 8 e Agir, com 7.
O motivo mais comum para os indeferimentos é a falta de requisito de registro, seguido pelas candidaturas que foram rejeitadas por deferimento da coligação ou partido. Além disso, quatro candidaturas foram enquadradas na Lei da Ficha Limpa.