Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/Rede Social
O maior símbolo de Salvador, o Elevador Lacerda, tombado pelo Iphan em 2006 e também pelo Ipac, virou uma casa de eventos de luxo. O espaço, batizado de Conceito Lacerda, agora pode receber festas e exposições. A primeira foi um evento de fornecedores de casamentos de alto padrão, com champagne, caviar e presença de autoridades baianas, dentro de um dos monumentos mais emblemáticos e protegidos da capital baiana.
O perfil oficial do empreendimento foi lançado no Instagram no dia 1º de setembro e, poucas semanas depois, o local sediou o Conceito Wedding 2025, uma mostra de casamentos assinada pela empresária Andrea Velame. Quem é Andrea Velame? Como ela conseguiu realizar esse evento no Elevador Lacerda? Guarde esse nome.
Andrea Velame é a mesma empresária cuja mostra Casas Conceito foi alvo de denúncia por realizar obras em imóveis tombados no Centro Histórico sem autorização do Iphan. A empresa dela recebeu R$ 700 mil da Secretaria de Cultura de Salvador, comandada por Ana Paula Matos, em patrocínio para o projeto, que chegou a construir, ilegalmente, um rooftop em área protegida, segundo revelou o portal Metro1.
O mais grave é que não há informações públicas sobre como Andrea conseguiu autorização da Prefeitura de Salvador para transformar o principal cartão-postal da cidade em um espaço de eventos privados. No Instagram, há o contato para quem quiser realizar festas no local. Também não se sabe se o Iphan e o Ipac, responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, autorizaram o uso do monumento tombado para festas e desfiles de luxo.