Foto: Antonio Queirós / Câmara Municipal

Durante a audiência pública realizada na última segunda-feira (17) pela Câmara de Vereadores, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, moradores da região de Itapuã, lideranças de terreiros de candomblé, ex-lavadeiras e ativistas sociais pediram o tombamento da Lagoa do Abaeté como Patrimônio Histórico e Cultural Material e Imaterial da humanidade pela Fundação Gregório de Mattos.



No evento, conduzido pelo vereador Marcos Mendes (PSOL), o edil criticou a realização da obra da Estação Elevatória de Esgoto e afirmou que esse é um exemplo do racismo estrutural que afeta as comunidades que são vítimas da especulação imobiliária e de diversos tipos de violências.

“Não podemos permitir que esse tipo de política feita de cima para baixo, sem diálogo com as comunidades, tenha continuidade. Não podemos cruzar os braços diante desses desmandos. A estação elevatória de esgoto é uma obra de 2009 e deveria se reportar ao Código Florestal antigo que é mais restritivo do que o Código atual vigente. E não é isso o que está ocorrendo. Apoiamos esse desejo da comunidade de solicitar o tombamento do Abaeté por entendermos que é um patrimônio simbólico, cultural e histórico de extrema importância à cultura local e que precisa ser preservado pelos poderes públicos”, comentou.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.