Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/YouTube

Antes favorito para presidir a Câmara dos Deputados a partir de 2025, Elmar Nascimento (União Brasil) enfrenta uma maré de dificuldades e pode ver o sonho não se concretizar. Essa é a avaliação de alguns políticos próximos ao deputado, em contato com o Política ao Vivo.



Um dos nomes ouvidos, em condição de anonimato, aponta que Elmar ‘dormiu no ponto’ nas negociações, o que abriu brecha para que outros nomes, o que inclui Antônio Brito (PSD), outro baiano na disputa, pudessem avançar. Atualmente, Brito é considerado favorito.

Elmar, que possui grande influência na bancada do Republicanos, mesmo pertencendo ao União Brasil, tem como uma das missões tirar o deputado Marcos Pereira do páreo para garantir o apoio dos aliados. Pereira, assim como Antônio Brito, é visto como alguém de maior ‘confiança’ para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro político, também em condição de anonimato, entende que Elmar representa um risco ao governo Lula, o que impede um apoio maciço dos aliados do Planalto. A influência de Elmar, potencializada com uma possível presidência da Casa, faria com o deputado baiano tivesse poder para barrar projetos do governo.

Na última semana, durante o lançamento da pré-candidatura de Bruno Reis (União Brasil) à reeleição, Elmar desconversou sobre apoios, afirmando que as negociações devem começar a partir de setembro.



Deixe sua opinião