Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Secom / EBC

O jornal Estado de S.Paulo criticou o presidente Jair Bolsonaro por propagar reiteradas vezes que o ICMS, imposto estadual, é o responsável pela alta no preço dos combustíveis em todo o Brasil.



Em editorial, o Estadão cravou que “não é o aumento da arrecadação do ICMS que faz subir o preço do combustível, como dizem os bolsonaristas”, mas a “a alta no preço dos derivados de petróleo que faz crescer a arrecadação, pois a base de cálculo do tributo é o preço final do combustível”.

“A explicação para a alta é bem mais complexa do que pretendem fazer crer os populistas irresponsáveis. O cenário econômico difícil e a conjuntura política tensa, graças à incompetência e à truculência de Bolsonaro, tiveram consequências na disparada do dólar”, pontua o editorial desta quinta-feira (30).

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta semana que não reduzirá o ICMS dos combustíveis na Bahia e acusou governadores que fazem isso, como Eduardo Leite (PSDB), de demagogia. O ICMS na Bahia não sofre aumento há mais de 10 anos.



Deixe sua opinião