Ao ser questionado sobre um possível excesso de presença chinesa no Brasil, uma vez que a ponte Salvador-Itaparica será construída em parceria com um consórcio do país, o governador Rui Costa (PT) aproveitou para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro, que tem feito fortes declarações sobre a China.
“O que preocupa é o presidente abrir a boca. Toda vez que ele (Bolsonaro) abre a boca, o Brasil muda; alguns dão risadas e outros se preocupam. Eu sou daqueles que se preocupam, porque sei as consequências desastrosas que tem aquela declaração sem conteúdo que ele dá. Então, eu acho que a única coisa que causa preocupação nos brasileiros é a fala do presidente”, disse o governador, que ainda comentou o episódio da provocação feita por Bolsonaro ao recém eleito presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Esta semana ele falou sobre lançar pólvora contra os Estados Unidos e virou motivo de meme e piada no mundo inteiro. Então, só pode ser piada. Negar um país pobre e estagnado economicamente como o Brasil, com milhares de jovens que não acham emprego (…) Ao invés de agredir outras nações, ele deveria tentar ganhar a confiança desses países em colocar dinheiro aqui”, disse o governador, durante o ato de assinatura do contrato da ponte Salvador-Itaparica, nesta quinta (12).
Rui ainda sugeriu, em tom de mistério, que o governo Bolsonaro pode estar prestes a acabar. Rui se referiu a Bolsonaro como uma tempestade com prazo para acabar.
“Qualquer tempestade tem prazo para a acabar, e essa tempestade que o Brasil está vivendo também tem prazo e eu sempre digo que falta pouco”, disse Rui, sem explicar como seria.