Com a pandemia do novo coronavírus, os estados estão priorizando os gastos para adquirir equipamentos para a proteção e o tratamento da doença; respiradores (que já renderam muitas investigações com o Consórcio do Nordeste como alvo), máscaras, álcool em gel e produtos de higiene.
O Política ao Vivo apurou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado gastou mais de R$ 5 milhões em compras de máscaras de proteção entre a última semana de maio e a primeira semana de junho. Para ser mais exato, a pasta utilizou a quantia de R$ 5.788.000 em um total de 4.600.000 máscaras em 14 compras diferentes, um intervalo de apenas sete dias, entre os dias 29 de maio e 5 de junho.
O número de máscaras artesanais compradas somente por uma secretaria estadual serviria para proteger quase um terço de todos os baianos. As compras foram feitas através de diferentes cooperativas regionais.
Veja abaixo a tabela com o levantamento feito pelo Política ao Vivo com as datas dos contratos, as quantidades e o valores das compras das máscaras.
O Política ao Vivo entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado na última quarta-feira (10) ainda pela manhã, mas não conseguiu retorno. A reportagem questionou a pasta se as máscaras já foram entregues, qual o destino das máscaras, em quais cidades, qual o prazo para a entrega e como acontecerá o controle da entrega das máscaras compradas pelo governo. Nenhuma pergunta teve resposta.