Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Jesus Souza
O vereador Jorge Araújo (PP) se posicionou pela primeira vez sobre o reajuste da tarifa de ônibus em Salvador. Após cobranças nas redes sociais, falou em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim, e declarou: “Estou do lado do povo e assunto encerrado”. Logo no início da conversa, reagiu com firmeza ao ser questionado: “Pau! Olhe, aperte aí!”.
Araújo lembrou que desde fevereiro de 2025 apresentou propostas voltadas para reduzir o custo do transporte coletivo. Entre elas, a diminuição da tarifa fora dos horários de pico, como entre 10h e 12h e das 15h às 17h, para incentivar o uso dos ônibus nesses períodos. Também citou projeto que previa gratuidade para os cordeiros que trabalham nos blocos carnavalescos. “Por quê? Os cordeiros, meu irmão, eles não vão para casa porque os blocos não pagam no dia, só pagam na quarta-feira de cinzas”, explicou.
Ao tratar diretamente do reajuste, reafirmou sua posição contrária. “Já falei, afirmo e volto a frisar que sou contra”, disse. O parlamentar criticou ainda a ausência de medidas que poderiam reduzir o valor da tarifa. “Qual a contrapartida que o Governo Federal dá para o transporte público? Nenhuma! Qual a contrapartida que o Governo do Estado dá? Nenhuma! Se você isentasse só o diesel do combustível que o cidadão ali paga, você iria diminuir a passagem em 30 centavos. Mas ninguém discute isso”, declarou.



