Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Tarcisio Boquady / MinC

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, encerrou nesta sexta-feira (16) as especulações sobre uma possível candidatura a deputada federal nas eleições de outubro. Durante entrevista coletiva realizada no Centro Histórico de Salvador, na cerimônia que oficializou o Palacete Saldanha como nova sede da Caixa Cultural, ela afirmou que não pretende disputar o pleito. “Em relação a questão da candidatura, eu não penso isso. Quando o presidente me convidou, eu não nem na véspera pensava em ser ministra da Cultura. Então, eu me vejo numa missão. A gente quer organizar o organismo interno do Ministério da Cultura, as questões de prestação de contas… Nós estamos trabalhando em todas essas frentes. Então, eu tenho assim eu agradeço muito esses questionamentos, mas eu eu tô querendo entregar o trabalho”, disse.



No fim do ano passado, a ministra já havia sinalizado que não participaria da disputa eleitoral. Ela autorizou que outros integrantes da pasta, como a ex-vereadora e atual presidente da Funarte, Maria Marighella, concorressem a uma vaga na Câmara dos Deputados. Marighella confirmou que vai lançar candidatura.

Margareth tem demonstrado satisfação com a gestão no ministério e, segundo pessoas próximas, estaria disposta a permanecer no cargo em um eventual novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto isso, o governo calcula que 23 ministros podem deixar suas funções nos próximos meses para concorrer nas eleições de 2026, prazo que exige a saída até 4 de abril, conforme a legislação eleitoral.

 



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.