Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Ex-aliado de ACM Neto (UB), o vereador licenciado de Salvador, Henrique Carballal (PDT), criticou a montagem da chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito da capital baiana na disputa pelo governo da Bahia nas eleições de outubro.
Para Carballal, as negociações não parecem de um grupo político, e sim de uma ‘capitania hereditária’. Além de Neto, a chapa tem o deputado federal Cacá Leão (PP), filho do vice-governador João Leão (PP), como pré-candidato ao Senado. A declaração de Carballal aconteceu durante encontro entre PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, Avante e MDB, nesta sexta-feira (20).
“Nem parece uma disputa eleitoral, parece uma chapa em capitania hereditária. É ACM Neto segundo. Leão, terceiro. Pode reparar que não dá aquela cara de candidatura construída a partir da política”, disparou.
Carballal fez parte da base de apoio de Neto durante sua gestão como prefeito de Salvador, e esteve no grupo do prefeito Bruno Reis (UB) até o mês de março, quando seguiu o vereador Geraldo Júnior (MDB) e declarou apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) à sucessão estadual. Em seguida, Carballal rompeu com o gestor municipal, na contramão do PDT, sua sigla.