Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A cantora e ex-BBB Manu Gavassi está sendo processada por ter supostamente realizado um showmício favorável ao ex-presidente Lula candidato (PT), durante um evento em Natal neste final de semana.
A ação é movida pelo vereador e pré-candidato a deputado federal por São Paulo, Rubinho Nunes, e pela também pré-candidata a deputada estadual pelo mesmo estado, Amanda Vettorazzo. Os dois são integrantes do grupo MBL. No início deste mês, Rubinho já havia movido um processo semelhante a também ex-BBB Juliette, que também teria feito campanha para Lula em um show em Caruaru.
No caso de Gavassi, o suposto “showmício” ocorreu após a cantora ter exibido uma estrela branca num telão vermelho em um show, em referência ao símbolo do PT. Em seguida, ela utilizou as redes sociais para evidenciar seu voto nessas eleições. “Tendo um claro posicionamento político, laço no cabelo e bom senso crítico com vocês”, postou a ex-BB.
A lei eleitoral proíbe a realização de showmícios, que fariam parte da campanha política e são financiados pelos candidatos e seus partidos. Quem descumprir a medida, poderá ser condenado a pagar uma multa que varia de R$ 5 mil e R$ 25 mil. No entanto, a legislação não impedem que cantores se manifestar nas redes sociais, durante entrevistas, em apresentações individuais ou mesmo em festivais.