Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Ex-presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho, deposto do comando do clube em 2013, declarou apoio à candidatura de ACM Neto (UB) ao governo do estado. Em suas redes sociais, Marcelo Filho postou um card no qual aparece com Neto, acompanhados pelo slogan “A Bahia pode mais”.
A relação entre as famílias não é recente. O pai de Marcelo Filho, Marcelo Guimarães, foi aliado do ex-senador e ex-governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Marcelo chegou a ser eleito deputado federal na chapa carlista.
Nas últimas eleições presidenciais de 2018, pai e filho apoiaram o presidente Jair Bolsonaro. Porém, não conseguiram cargos no governo. Eleito para o cargo de deputado por dois mandatos (2003 a 2007 e 2007 a 2011), Marcelo Filho está há 10 anos sem conseguir se eleger a cargos públicos.
Em 2013, Marcelo foi afastado da presidência do Bahia, depois que parte do conselho deliberativo do clube moveu uma ação na justiça contra ele. O ex-cartola é acusado de esquema envolvendo venda de jogadores da base. Uma auditoria realizada no final da intervenção judicial que o tirou do cargo apontou retirada de dinheiro do Esquadrão para contas de empresas da família Guimarães.