Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ex-presidente Lula (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto, lidera a nova pesquisa EXAME/IDEIA para as eleições deste ano.
O petista fica em primeiro lugar nas intenções de votos com 42%, nos dois cenários dentro da pesquisa estimulada, sendo seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que continua em segundo, com 27%. Os candidatos são seguidos pelo ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), que aparece com 10%, e por Ciro Gomes (PDT), com 8%.
No primeiro cenário o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), aparece logo na sequência com 2% das intenções de votos, à frente de André Janones, que teve apenas 0,9%. Rodrigo Pacheco (PSD) tem 0,8%, à frente de Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), com 0,8%; Simone Tebet (MDB) 0,4%; Alessandro Vieira, com 0,3%; Aldo Rebelo, com 0,2%, e Leonardo Péricles (UP), com 0,1%. Votos brancos e nulos foram 4%, enquanto 3% não sabem.
A mudança no segundo cenário se dá com o aumento de João Doria, que vai para 3%. Eduardo Leite aparece com 2%, à frente de André Janones (0,5%); Simone Tebet (0,4%); Luiz Felipe D’Ávila (0,4%); Alessandro Vieira (0,3%) e Aldo Rebelo (0,1%). Votos brancos e nulos somam 3%, mesmo número daqueles que ainda não sabem.
A pesquisa ouviu 1.500, por telefone, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.