O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou suas redes sociais para criticar o atraso na distribuição das vacinas contra a Covid-19. Por isso, o titular da pasta acredita que esse problema de logística do Governo Federal poderá atrapalhar o início da vacinação ainda nesta segunda-feira (18), na Bahia.
“O voo com as vacinas era pra chegar 8h50 de hoje e agora soube que chegará às 18h. Se for assim, dificilmente haverá possibilidade de iniciar vacinação hoje na Bahia”, afirmou.
Entretanto, Vilas-Boas afirma que é preciso ter cautela com o transporte do material. “O mais importante é fazer a distribuição com muita cautela e responsabilidade. São produtos imunobiológicos perecíveis que cuidados especiais no transporte e armazenamento. Além da questão da segurança”, ponderou.
Em coletiva à imprensa na manhã desta segunda (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não soube informar qual horário os insumos iriam chegar aos estados, mas disse acreditar que a imunização poderá começar no final do dia, assim que as vacinas chegarem.
“Hoje ainda nós distribuiremos todas as vacinas aos estados. E hoje ainda os estados, ao final do dia, acho que podemos tentar colocar uma hora, 17h ou 16h… Até umas 14h. Então, até o final do dia. Seria hoje, lá para as 17h. Todos, mesmo na Amazônia, receberão hoje. A maioria são voos da FAB. A gente pode colocar a ideia de hoje, ao final do expediente, os estados começarem a vacinar. Fica combinado que a gente distribui tudo hoje e começa [a vacinação] hoje ao final do dia. Não antes de 17h, às 17h. Mas talvez alguém pode ter uma delonga”, disse.