
Foto: Cássio Moreira / Política ao Vivo
Cássio Moreira, direto de Narandiba / Breno Cunha
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, negou nesta segunda-feira (17) que o Governo da Bahia ou o Consórcio do Nordeste tenha pensado em aplicar a vacina da Rússia contra a Covid-19 na população da região.
De acordo com ele, todas as conversas até agora com os dois países foram no sentido de aprofundar os estudos em relação à fase 3 das pesquisas.
“Em nenhum momento a gente está falando de receber vacina para aplicar na população. As conversas tratadas com a Rússia e com a China são para se fazer estudos de fase 3. A parceria é para fazer pesquisa. E não para aplicar vacina”, disse, durante visita do governador Rui Costa (PT) à Policlínica de Narandiba.
Em tempo:
Diante da repercussão negativa provocada na mídia e nas redes sociais, o Consórcio do Nordeste desistiu das negociações para a aquisição da vacina russa, anunciada nesta semana, contra o coronavírus.
A informação foi dada pela assessoria de comunicação do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a nota, o Consórcio do Nordeste “achou mais adequado suspender para melhor avaliação” a elaboração de um protocolo para a aquisição da vacina anunciada pela Rússia.
Isso porque a comunidade científica internacional questiona a eficácia da vacina, que teria passado por somente dois testes iniciais, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda três etapas.