Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Betto Júnior / Secom.

A Prefeitura de Salvador tem falhado na comunicação do processo de vacinação contra a Covid-19 e essa é uma das explicações para haver milhares de pessoas que já possuem o direito da imunização, mas ainda não foram aos postos indicados pela gestão.



Os anúncios das estratégias diárias de imunização, que tem início às 8h, acontecem somente à noite do dia anterior, apenas nas redes sociais, sem a utilização de peças publicitárias em outros canais de comunicação que atingem massas infinitamente maiores.

Um dos exemplos aconteceu no último dia 9, quando às 21h a Prefeitura não tinha ainda divulgado estratégia de imunização do dia seguinte (10), embora o prefeito Bruno Reis já o tivesse feito em suas redes.

Outro ponto que tem distanciado os públicos alvos da vacinação é a escassez dos postos de imunização. Atualmente, além de algumas unidades de saúde, a alternativa tem sido os drive-thru, em regiões distantes, o que colabora para a baixa adesão à imunização. Em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, colégios, estações de metrô e ônibus, espaços culturais e ginásios esportivos estão sendo utilizados como pontos para a vacina, o que facilita o acesso da maioria da população.

Na última terça-feira (17), a Prefeitura, embora não tenha facilitado o acesso aos imunizantes, fez um apelo nas redes sociais para os mais de 90 mil cadastrados no SUS que ainda não foram se vacinar, comparando a quantidade com “Duas Arenas Fonte Nova”.



Deixe sua opinião