Vereadores eleitos na cidade de Feira de Santana na última eleição, podem perder os respectivos mandatos por uma suspeita de candidaturas laranjas. A Justiça Eleitoral investiga o caso.
Segundo o Blog do Velame, pelo menos dois partidos feirenses estão sendo investigados por apresentarem aproximadamente 12 candidaturas laranjas apenas para preencher a cota feminina, que acabaram tendo votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha e não tiveram gastos declarados em suas prestações de contas.
A legislação eleitoral determina que as eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) devem preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
Os partidos investigados são o Patriotas e o Cidadania, com cinco e sete candidaturas, respectivamente, que prestaram contas à justiça e obtiveram entre 0 e 1 votos. Cada legenda elegeu um vereador, Zezito (Patriotas) e Pedro Cícero (Cidadania).
Caso seja comprovada alguma irregularidade, os dois vereadores podem perder o mandato. Isso ocorrendo, os votos devem ser recalculados pela Justiça Eleitoral e as vagas redistribuídas.