Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Mesmo sem uma definição por parte do presidente Jair Bolsonaro sobre seu destino, PP e PL, que negociam para receber o chefe do Executivo, discutem formar uma chapa presidencial. Uma das legendas terá Bolsonaro como candidato à presidência e a outra indicará o vice. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com publicação, na semana passada, Bolsonaro dava indícios de que deve ir ao PL. A tese ganhou força depois que Valdemar Costa Neto, dirigente do partido, divulgou um vídeo convidando o presidente e apoiadores para se filiarem. O dirigente partidário esperava que ele anunciasse a decisão no dia da divulgação do vídeo, o que não ocorreu.
Ainda segundo a reportagem, nos bastidores, uma ida de Bolsonaro ao PL é defendida por auxiliares, que acreditam em uma garantia maior de amarrar a sigla com o presidente em 2022, evitando uma eventual debandada para apoiar outro candidato, como o ex-presidente Lula (PT).Aliados defendem ainda algum pragmatismo na escolha do partido.
Um ponto que pode ser definitivo para a escolha do partido é o tempo de TV. Com isso, o PP já estaria garantido na coligação. Com o PL, Bolsonaro teria ainda mais exposição no horário eleitoral.
Aliados do presidente afirmam que a decisão é de cunho pessoal, mas acreditam que já estaria passando da hora. Bolsonaro teria dito que só anunciaria sua filiação após a formalização do União Brasil, formado após a fusão entre DEM e PSL. A expectativa é que isso ocorra até dezembro.