A frota de ônibus de Salvador ganhou reforço a partir desta segunda-feira (10). O complemento no transporte público ocorre em função do começo da fase dois da retomada das atividades econômicas na capital baiana.
Ao total, são 1.770 veículos circulando nos horários de pico: das 5h às 8h, das 8h às 12h e das 15h às 21h. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a segurança e a saúde dos usuários estão garantidas. As ações de higienização serão intensificadas.
Essa quantidade de ônibus representa 80% da frota da cidade, uma alta de 10% na comparação com número de veículos que circulava na fase um da retomada das atividades.
A ampliação da frota vem ocorrendo de maneira gradativa, respeitando a evolução do combate da propagação do novo coronavírus e também as fases de reabertura do comércio e demais atividades, passando inicialmente de 30% para 55%, depois alcançando 70% e agora 80%. Quando a cidade entrar na fase três da retomada, o percentual será de 90% (1.991 veículos).
Aproximadamente 500 mil pessoas estavam usando o serviço dos ônibus em Salvador diariamente. O número representa 42% dos 1,3 milhão de passageiros que utilizavam o transporte público diariamente para se deslocar antes da pandemia.