Aproximadamente 700 funcionários da Ford voltaram aos postos de trabalho, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (23). Inicialmente, a retomada ocorre pelos próximos 90 dias e acontece após negociações entre o sindicato da categoria e a empresa.
Uma parte dos funcionários voltou aos trabalhos ainda na segunda-feira (22), mas a maioria só retorna nesta terça. Integram o grupo funcionários da montadora e prestadores de serviço. Outro grupo com 327 trabalhadores vão retornar no próximo mês, 189 em abril e 31 funcionários serão convocados em maio.
“A negociação foi uma trégua de 90 dias, que foi dada para termos tempo para negociar. Existem alguns pontos que estão sendo colocados na negociação. Somente o acordo coletivo de quatro anos de estabilidade que nós temos. Existe também uma liminar de um inquérito feito pelo Ministério Público, que também foi emitida pela Justiça do Trabalho, que também dá algumas prerrogativas de garantia e segurança aos trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim, em entrevista ao portal G1.
Segundo Júlio, a Ford garantiu que vai pagar o salário dos funcionários.