Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, reagiu ao discurso do presidente Jair Bolsonaro contra a corte, durante as manifestações realizadas na última terça-feira (7), em Brasília e em São Paulo, e apontou crime de responsabilidade na fala do ex-militar.
Fux afirmou que, ao falar contra o cumprimento das leis e de decisões judiciais, Bolsonaro não só cometeu um crime de responsabilidade, como também fez um “atentado” à democracia. Fux disse ainda que a Corte não será fechada, como pediram alguns eleitores do presidente.
“Se o desprezo às decisões judiciais ocorrem por iniciativa do chefe de qualquer um dos poderes, essa atitude, além de representar um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo Congresso Nacional. Num ambiente político maduro, questionamentos às decisões judiciais devem ser realizados não através da desobediência, não através da desordem, não através do caos provocado, mas decerto pelos recursos que as vias processuais oferecem”, disse.
“Ninguém fechará esta Corte. Nós a manteremos de pé, com suor, perseverança e coragem. Conclamamos os líderes do nosso país para que se dediquem aos reais problemas que assolam o nosso povo”, concluiu.