Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/Facebook/João Roma

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) destinou R$ 89,8 milhões, que deveriam ser usados para mitigar os impactos da pandemia do coronavírus em comunidades pobres, para a compra de tratores. A informação é do jornal Folha de São Paulo.



De acordo com a publicação, os tratores foram adquiridos pelo Ministério da Cidadania no âmbito de uma operação voltada para famílias de extrema pobreza da zona rural. A aquisição de 247 equipamentos foi efetivada em 2021, antes mesmo de a pasta definir a relação de cidades beneficiadas.

Em junho de 2021, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou que sobras de orçamento resultantes da transição do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil pudessem ser liberadas. Porém, o dinheiro deveria ser usado “exclusivamente ao custeio de despesas com enfrentamento do contexto da calamidade relativa à pandemia de Covid-19″.

No entanto, em março, o ex-ministro João Roma assinou a portaria 755, que instituiu uma chamada Estrutura de Mecanização Agrícola (MAG-SAN) no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A portaria tinha como objetivo de “prover a infraestrutura mecânica para famílias inscritas no CadÚnico e que possuam domicílio rural”.

A pasta só estabeleceu a quantidade de equipamentos por estado. O maior beneficiado é a Bahia, onde João Roma é pré-candidato ao governo estadual. O ex-ministro disse à Folha que não houve irregularidades e que a escolha se deu por critérios técnicos, entre eles o tamanho do território e da população baiana.



Deixe sua opinião