Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Youtube

Os senadores aliados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continuam cobrando a convocação de Rui Costa (PT) e outros governadores na CPI da Covid, para o esclarecimento do uso de verba federais no estados durante a pandemia.



Vários requerimentos do tipo já foram apresentados no Senado. Entretanto, senadores da bancada de oposição resistem em aceitar os pedidos de convocação e justificam que a CPI do Senado não pode investigar governadores.

Um dos senadores da oposição disse ao portal de notícias UOL que todos os recursos federais necessários foram repassados para estados e municípios, que tiveram autonomia para a aplicação da quantia recebida. Portanto, ele defende que os governadores expliquem e respondam pelo possível uso errado dos recursos.

Entre os requerimentos, está o do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que pediu a convocação de Rui Costa (PT) e Wilson Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará) e João Dória (São Paulo). O pedido não foi votado.

Membro do grupo de oposição e aliado de Rui, o senador Otto Alencar (PSD) disse recentemente ao Política Ao Vivo que era contrário à convocação porque se tratava de uma questão constitucional (veja aqui). Caso seja chamado, Rui deve prestar esclarecimentos sobre as compras de respiradores malsucedidas. Os aparelhos foram pagos, em duas ocasiões, mas não foram entregues.



Deixe sua opinião