Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

O governo Bolsonaro vem analisando a possibilidade de transformar o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. A ideia é mudar a entidade que gere a carteira de microcrédito do BNB depois de reclamações do PL, atual partido do presidente Jair Bolsonaro. A informação é da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles.



Segundo a publicação, a ideia começou a ser cogitada em setembro de 2021, quando o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou um vídeo pedindo a demissão de toda a diretoria do BNB, alegando que a então presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que controla os programas de microcrédito rural e urbano do banco, era filiada ao PT.

Após o episódio, o Banco do Nordeste trocou de presidente e abriu uma licitação para definir um novo nome para o Inec. Porém, a medida não foi o suficiente, já que a ONG seguirá comandando o programa pelo menos até o fim do primeiro trimestre deste ano, com um repasse mensal maior.

O objetivo é passar o controle do Banco do Nordeste para a Caixa, presidida por Pedro Guimarães, que é próximo de Bolsonaro e um dos poucos nomes da equipe econômica que iniciaram o governo.

A coluna diz ainda que os assuntos envolvendo o Banco do Nordeste são tidos como delicados. Isso porque qualquer mudança desse tamanho causaria uma série de reclamações de lideranças regionais, que têm apadrinhados na instituição.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.