Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
![](https://politicaaovivo.com/wp-content/uploads/2022/01/banco-do-nordeste.jpg)
Foto: Divulgação
O governo Bolsonaro vem analisando a possibilidade de transformar o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. A ideia é mudar a entidade que gere a carteira de microcrédito do BNB depois de reclamações do PL, atual partido do presidente Jair Bolsonaro. A informação é da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles.
Segundo a publicação, a ideia começou a ser cogitada em setembro de 2021, quando o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou um vídeo pedindo a demissão de toda a diretoria do BNB, alegando que a então presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que controla os programas de microcrédito rural e urbano do banco, era filiada ao PT.
Após o episódio, o Banco do Nordeste trocou de presidente e abriu uma licitação para definir um novo nome para o Inec. Porém, a medida não foi o suficiente, já que a ONG seguirá comandando o programa pelo menos até o fim do primeiro trimestre deste ano, com um repasse mensal maior.
O objetivo é passar o controle do Banco do Nordeste para a Caixa, presidida por Pedro Guimarães, que é próximo de Bolsonaro e um dos poucos nomes da equipe econômica que iniciaram o governo.
A coluna diz ainda que os assuntos envolvendo o Banco do Nordeste são tidos como delicados. Isso porque qualquer mudança desse tamanho causaria uma série de reclamações de lideranças regionais, que têm apadrinhados na instituição.