Foto: Secom / BA

Para tentar frear o avanço do coronavírus, o Governo do Estado vai reabrir 130 leitos de UTI para tratar pessoas infectadas pelo vírus em hospitais de Salvador e mais 40 no interior baiano. A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (7) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.



“O governador Rui Costa autorizou a Sesab a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente em unidades da capital e do interior, assim como a ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” afirma Vilas-Boas, em nota.

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais: Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) para atender os infectados em Salvador e do interior através do sistema de regulação. Também foram abertos leitos em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).

Outra medida anunciada por Vilas-Boas é a testagem em massa da população, que será feito através do exame RT PCR, considerado o ideal para diagnosticar a Covid. Para ampliar a testagem, o governo irá distribuir kits de coleta para que todos os municípios tenham condições de realizar o mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

A Sesab ainda divulgou o seu Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes) de protocolos sanitários para o verão. Por ser a época que o estado recebe um número maior de turistas e um risco maior de piora no cenário da pandemia, algumas recomendações de segurança foram divulgadas. Entre as ações, estão: a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.





Deixe sua opinião