Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O Ministério da Saúde tem falhado na entrega de medicamentos à Bahia desde o mês de dezembro 2020. É o que aponta a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
A pasta diz que por conta da irregularidade da entrega, que já foi notificada, o estado tem sofrido com a falta de pelo menos 19 remédios que fazem parte do Componente Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica.
Ao portal Bahia Notícias, a Sesab afirma que o problema tem se agravado nos últimos seis meses, e que entre as drogas em falta no estoque, estão medicamentos para pacientes com quadros de esquizofrenia, tuberculose, esclerose sistêmica, esclerose múltipla, fibrose cística, além de pessoas com problemas oncológicos, diabetes e imunossuprimidos. A Secretaria ainda diz que somente o fornecimento por parte do Ministério da Saúde pode regularizar o cenário de escassez dos remédios.
A Sesab insiste que tem alertado ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal com frequência sobre a falta dos medicamentos. A Secretaria de Saúde também já acionou o Conselho Nacional de Secreários de Saúde, mas até o momento não conseguiu regularizar a situação dos medicamentos.