A partir desta terça-feira (11), o município de Porto Seguro passa a contar com dez novos leitos de Terapia Intensiva. As novas instalações estarão disponíveis para atender pacientes graves infectados pela Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram investidos mais de R$ 2,8 milhões ao longo de seis meses para fortalecer a rede assistencial no Extremo Sul.
Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o principal esforço do governado tem sido para ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes graves. “Dessa forma, reduzimos a necessidade de deslocamento dos pacientes e ampliamos a resolutividade da rede de saúde”.
Atualmente, a região Extremo Sul da Bahia conta com 100 leitos, entre clínicos e de UTI, para atender casos exclusivos de coronavírus. Eles estão distribuídos nos municípios de Teixeira de Freitas, que conta com 20 leitos de UTI e 10 clínicos; Eunápolis possui 20 leitos de Terapia Intensiva e 20 clínicos; e Porto Seguro com 20 leitos de UTI e 10 clínicos.