O Governo da Bahia decretou estado de emergência em 73 municipios do estado atingidos por incêndios. As cidades estão localizadas na Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico. A medida foi divulgada na última sexta-feira (09) e tem validade por 90 dias.
A medida foi adotada adotada para tentar controlar os incêndios florestais em áreas legalmente preservadas e não preservadas. Segundo o governo, as chamas afetam as atividades econômicas e atinge a flora e a fauna baiana e as nascentes de vários rios de importantes bacias hidrográficas do Estado, o que coloca em risco a população.
O decreto é válido para as cidades: Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Cocos, Coribe, Corretina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém de São Francisco, Nova Redenção, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Piatã, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Seabra, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares,Tabocas do Brejo Velho, Utinga, Wagner e Wanderley.