
Camila Souza / GOVBA
O governo de Jair Bolsonaro não repassou todos os recursos emergenciais para a educação básica por conta da pandemia do novo coronavírus. Nem mesmo os fundos para o programa Educação Conectada, que aumenta o acesso à internet nas escolas, foram usados no período em que as aulas ocorrem apenas pela internet. As informações são do portal UOL
Segundo a publicação, o valor orçado é R$ 197,4 milhões. Entretanto, nenhuma parte dessa quantia foi empenhada ou efetivamente paga no primeiro semestre deste ano. Além disso, o programa Ensino Médio em Tempo Integral, com um orçamento de R$ 860,9 milhões, também não teve o recurso utilizado.
Os dados estão presentes no relatório da ONG Todos pela Educação, que observa a execução do orçamento do Ministério da Educação, considerando o período do ano encerrado em junho. O documento utiliza informações disponibilizadas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
“Mesmo diante de todos os desafios enfrentados por estados e municípios para garantir a oferta de atividades remotas, conectividade e segurança alimentar aos alunos, passados quatro meses de pandemia, não há ‘dinheiro novo’ para a educação básica no governo federal”, afirma o relatório.