Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
No seu sétimo ano de mandato como governador, Rui Costa (PT) limitou ainda mais a atuação de jornalistas na sua gestão.
Na semana passada, os profissionais passaram a ser impedidos de fazer qualquer tipo de manifestação em um grupo oficial de jornalistas com assessores do Governo do Estado.
Agora, a partir desta semana, o governador passou a participar de atos oficiais sem convidar a imprensa baiana.
Nesta terça-feira (13), Rui Costa entregou a nova sede do Sine Bahia. Somente a equipe oficial da Secretaria de Comunicação teve acesso, além de jornalistas da emissora de TV do estado.
O mesmo aconteceu nesta segunda-feira, quando o governador entregou moradias para algumas famílias no Costa Azul. Jornalistas não foram convidados.
Sem a imprensa, o governador não responde a algumas questões polêmicas que envolvem seu Governo. A primeira delas é o avanço na investigação da compra de respiradores, com a revelação do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, de uma delação premiada sobre o caso.
Além disso, a ausência de jornalistas faz com que Rui não seja questionado sobre Bruno Dauster continuar fazendo parte – e lucrando – de conselhos estaduais, quase um ano depois de ter sido exonerado também graças ao caso dos respiradores.