Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O secretário Municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse que atualmente “há uma queda expressiva” nos casos de Covid-19 em Salvador. A declaração foi dada em entrevista à rádio Piatã FM.
“Temos um número de atendimento em queda brusca, como poucas vezes vimos nessa pandemia. Para se ter ideia o fator de retransmissão, que é o fator medido no mundo todo para indicar fechamentos e restrições, chegou ao seu menor valor desde 13 de março de 2020, a 0,1, sendo que para ter controle o RT tem que estar em um”, disse.
Apesar do cenário otimista, Prates fez um alerta. “Tenho uma preocupação muito grande pelo mês de abril e maio, não pela gravidade, mas porque é algo que a gente sempre viveu, um pouco por causa do Carnaval, um pouco pela mudança do tempo, que está relacionado as doenças respiratórias. Então eu creio que existirá uma pressão maior nas unidades básicas de atendimento”.
Para o secretário, a população vai precisar aprender a conviver com a Covid-19, algo que vai exigir uma nova “etiqueta social”, relacionada ao isolamento. Um exemplo seria a adoção de um resguardo e até usar máscaras dentro de casa ao perceber que pode estar gripado. “Nós vamos ter que passar a viver com a Covid, por isso a vacina é importante”, avaliou Prates.