Foto: Carol Garcia / Govba

O Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas localizada em Salvador, está com 75% dos leitos pediátricos ocupados. O dado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (15), pela médica infectologista e diretora da unidade, Ceuci Nunes.



A unidade de saúde conta com 20 leitos na ala pediátrica, 10 deles de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os outros 10 de enfermaria. Ainda segundo a diretora, duas crianças estão internadas tratando a covid-19. “Ao todo, nós estamos com 15 crianças internadas e dessas, têm confirmação de covid, duas. Oito estão aguardando exames, porque são crianças que chegaram recentemente. A pediatria também tem essa característica, que os leitos rodam muito, há alta muito rapidamente também”, disse a médica em entrevista à TV Bahia.

Segundo Ceuci Nunes, além dos casos de coronavírus, internações de criança costumam ser maiores por causa das síndromes respiratórias comuns nesse período.  “A pediatria tem uma sazonalidade de atendimentos muito marcada. Nessa época da primavera, tem um aumento no internamento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave. São vários os vírus, incluindo covid-19, que causam essa síndrome. Então, a gente tem muitos vírus: adenovírus, vírus sincicial respiratório, rinovírus, que causam desde quadros mais leves a quadros mais graves, que às vezes se confundem com a infecção pelo Sars-Cov-2 [Covid-19]”, explicou.





Deixe sua opinião