Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A Prefeitura de Ibirapitanga iniciou, nesta quarta-feira (23), a realização de exames de ultrassonografia diretamente no município, marcando um novo capítulo para a saúde pública local. Agora, serão oferecidos 25 exames por semana, coordenado pelo médico Dr. Pedro Menezes, totalizando 100 por mês, todos agendados via regulação após avaliação médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Municipal. Essa é mais uma parceria com o Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues, Secretaria de Saúde, através da secretária Roberta Santana e a administração municipal.
Antes da nova estrutura, Ibirapitanga contava com apenas cinco exames mensais, por meio de pactuação com a cidade de Itabuna. Com a mudança, a população passa a ter acesso a ultrassons de mama, abdômen, tireoide, Doppler, entre outros, todos realizados dentro do próprio município.
O prefeito Jé Assunção esteve presente no início dos atendimentos, acompanhando de perto os primeiros exames e comemorando mais essa importante conquista. “Esse é mais um compromisso cumprido com o povo de Ibirapitanga. Saúde é prioridade, e ver esse serviço funcionando aqui, com dignidade e perto de casa, é motivo de muita alegria”, celebrou.
A secretária de Saúde, Keziah Rangel, também destacou o impacto positivo da medida: “A realização dos exames de ultrassonografia aqui em Ibirapitanga é um avanço histórico. Antes, a oferta era mínima e dependíamos de outros municípios. Agora, com 100 exames por mês, estamos garantindo dignidade, rapidez no diagnóstico e cuidado contínuo com a saúde do nosso povo.”
A ultrassonografia é um exame de imagem não invasivo, seguro e eficaz para a observação de órgãos internos, sendo essencial para diagnósticos precoces, acompanhamento de gestantes, detecção de tumores, cistos e problemas circulatórios.
Com essa nova fase, a gestão Trabalhando e Cuidando de Gente reafirma o seu compromisso com a transformação da vida dos munícipes. Fazendo Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, uma cidade mais acessível e humanizada.